LASIK:
O que é?
O LASIK( laser in situ Keratomileusis) é a mais consagrada técnica existente de cirurgia a laser para diminuição dos graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Para que o efeito da cirurgia seja duradouro é importante que a graduação do paciente esteja estável por pelo menos um ano. As condições da córnea devem ser avaliadas através de exames complementares antes do procedimento para sabermos se o paciente é um bom candidato à cirurgia.
Como é a cirurgia?
Para a realização da cirurgia o paciente recebe anestesia sob a forma de colírio. Após, é feito um corte na córnea com um aparelho automatizado chamado microcerátomo, ou com o laser de femtosegundo, para criar um leito que receberá o tratamento com laser. Uma vez feita a aplicação do laser, o corte é reposicionado sem a necessidade de suturas.
Todo o procedimento dura poucos minutos, não há internação e a recuperação visual é muito rápida. Geralmente o paciente volta a ver bem entre um dia a uma semana.
Que resultados posso esperar da cirurgia?
Quando bem indicado, este procedimento gera um elevado grau de satisfação para o paciente, que se torna livre dos óculos para a maioria ou para a totalidade de suas atividades.
PRK:
O que é?
A sigla PRK (Photorefractive keratectomy)dá nome à cirurgia a laser para diminuição das ametropias (miopia e astigmatismo) que é realizada na superfície da córnea, sem a necessidade de confecção de cortes. Esta cirurgia, por ser mais superficial, oferece a vantagem de poder ser realizada em pacientes cuja espessura corneana não seja muito grande, o que inviabilizaria o LASIK (a outra modalidade de cirurgia a laser).
Que resultados posso esperar da cirurgia?
Seus resultados visuais se equiparam aos do LASIK, embora a recuperação seja mais lenta e possa haver um pouco mais de dor no pós- operatório.