MIOPIA
O que é?
A miopia é a dificuldade para focalizar objetos distantes. Neste caso a imagem do objeto, que deveria cair sobre a retina, irá se localizar antes dela, ou por este olho ter um comprimento ântero-posterior aumentado, por a córnea ter uma curva acentuada ou por o cristalino ter um índice de refração aumentado, gerando uma convergência maior que a desejada.
Quais as modalidades de tratamento?
A miopia pode ser compensada facilmente com óculos ou lentes de contato e corrigida com cirurgia a laser (LASIK ou PRK).
HIPERMETROFIA
O que é?
A hipermetropia é a condição em que para todas as distâncias o paciente necessita de realizar esforço visual (acomodação)para enxergar. O hipermétrope terá maiores dificuldades para ver de perto, que para longe, mas mesmo para tal distância necessita de realizar esforço visual acomodativo.
Neste caso a imagem do objeto, que deveria cair sobre a retina, irá se localizar após a mesma. Isso pode ocorrer por este olho ter um comprimento ântero-posterior diminuído, por a córnea ter uma curva diminuída ou por o cristalino ter um índice de refração reduzido, gerando uma convergência menor que a desejada. Para obter nitidez, o paciente terá de acomodar, ou seja realizar a contração do músculo ciliar, que gerará um relaxamento dos ligamentos que realizam a modificação da forma do cristalino. O cristalino assumirá um formato mais esférico, com maior capacidade de convergência e a imagem cairá sobre a reina, gerando nitidez.
Quais as modalidades de tratamento?
A hipermetropia pode ser compensada facilmente com óculos ou lentes de contato e corrigida com cirurgia a laser (LASIK ).
O ASTIGMATISMO
O que é?
O astigmatismo é a condição em que alguma das lentes do olho humano(córnea, cristalino ou mesmo a retina), apresenta curvaturas desiguais nos diferentes meridianos, formando imagens em planos diferentes, o que faz com que se tornem distorcidas.
O astigmatismo pode ser compensado com óculos ou lentes de contato e corrigido com cirurgia a laser (LASIK ou PRK).
PRESBIOPIA
O que é?
É a diminuição natural da capacidade de acomodação, ou seja, da capacidade de focalizar para perto.
O cristalino jovem quando tracionado pela zônula, diminui sua biconvexidade e portanto sua convergência, dando o foco para longe. Com o relaxamento da zônula, o cristalino tem sua biconvexidade aumentada, o que aumenta seu poder de convergência, dando o foco para perto.
A partir dos 37 a 40 anos, o cristalino perde sua elasticidade, se tornando incapaz de mudar sua forma à contração zonular e perde gradativamente a capacidade de gerar nitidez para perto.
Quais as modalidades de tratamento?
A correção da presbiopia pode se dar através de óculos monofocais (somente para perto), progressivos ou multifocais, regressivos (de visão intermediária e para perto) ou lentes de contato.
A correção cirúrgica pode ser realizada através de cirurgia refrativa a laser (LASIK ou PRK).Se o paciente é portador de catarata, pode-se realizar a extração do cristalino opaco, associada ao implante de lente intra-ocular multifocal ou bifocal para melhorar a acuidade visual tanto de longe quanto de perto.
A correção da presbiopia através de lentes de contato se dá através de lentes de contato bifocais, multifocais e através do sistema de monovisão, em que um olho será corrigido para longe e o outro para perto. Em todos os casos é importante um teste para avaliar o conforto, o ajuste e a acuidade visual conseguida com cada modalidade de lente.